Uma boa administração financeira começa quando aprendemos a distinguir preço de valor

cofrinho

Um dos temas mais atuais em conversas entre amigos ou parceiros de negócios, é grana. “Não tenho grana para isso, não tenho grana para aquilo…” E quando você menos espera, é laçado pelo consumo de alguma coisa que nem precisava. Quem nunca?

Experiências que nem você mesmo entende o porquê de ter feito isso. Como aquela viagem que você queria fazer e justificou não ter grana, mesmo que parcelada sem juros.

Aí você passa (eu disse passa rsrs) em frente a uma loja de bolsas e em menos de um minuto faz contas mirabolantes, até multiplica o seu dinheiro e, compra uma linda bolsa. Ou passa (eu disse passa rsrs) pela seção de celulares e compra um que acabou de ser lançado. Digamos que os preços são bem parecidos com o da viagem.

Sem qualquer intenção de julgamento ou crítica, trago à tona um assunto no qual muitos não querem mexer: Como você lida com o dinheiro e como administra suas finanças?

A importância de saber a diferença entre preço e valor!

Não existe nenhum problema em você comprar o que quer. Você trabalha pra caramba e deve usufruir do fruto do seu trabalho, mas comece a observar o valor das coisas para você. Não peça opinião. São respostas que somente você pode dar.

Mas calma! Não se julgue incoerente. Talvez isso tenha uma explicação. Não explica tudo, mas pode ser um começo.

Aquela viagem era muito importante para você? Ou a bolsa ou o celular te deixam mais feliz? O que é mais importante para você? As memórias de uma viagem ou a aquisição de um produto?

Ao dizer que não tem grana, você pode não estar sendo tão honesto. E isso acaba por gerar uma crença que vai te limitar e impedir que você alcance uma série de outras coisas que seriam úteis para o seu crescimento pessoal e também profissional.

Proporcionadas pela grana que você tem, além das oportunidades de satisfação pessoal, há outras que muitos estão priorizando e agregando um alto valor às suas próprias experiências: As oportunidades de crescimento profissional.

Tenho conversado com algumas pessoas que estão investindo pesadamente em cursos, marketing para suas empresas e/ou empreendimentos, consultorias financeiras, mentorias para marketing pessoal e eu não poderia de citar, em coaching.

Quantas vezes você disse que não tinha grana para investir no seu negócio ou em você mesmo e acabou gastando com outras coisas que não agregaram valor?

A corrida pelo sucesso é diária e pessoas menos preparadas que você, estão à frente. Nem estou me referindo às concorrências. Me refiro a quem está “mandando ver” e fazendo acontecer.

Você administra bem a sua grana? Veja se você se encaixa nas seguintes posturas:

1)    Saber distinguir preço e valor. Qual o preço do investimento que você quer fazer? E qual o valor dele para sua história de vida e carreira?

2)    Saber se controlar, saber dizer não ao consumo que não agrega nada.

3)    Gastar com prazer e vontade em tudo que te faz feliz. Preferencialmente com tudo que traz mudança para sua vida e sua carreira.

4)    Parar de dizer que está sem grana e ser verdadeiro quanto ao que é importante ou não para você. Seja honesto com você e com os outros.

5)    Reinvestir, mesmo que pouco. Às vezes muito pouco, mas tenha isso como prática e daqui a algum tempo, colha frutos.

6)    Separar uma grana para curtir com amigos, família, filhos e quem você ama. Investimento imaterial capaz de mudar a sua história de vida e de quem está por perto.

7)    Doar. Com responsabilidade e consciência, doe dinheiro sim, doe seu trabalho, doe coisas boas, e doe-se. A prática de doar nos transforma em alguém que pode fazer algo pelo outro. E isso cria em nós uma crença fortalecedora de crescimento e prosperidade.

Dê uma atenção especial para a sua administração financeira. Para onde está indo o seu dinheiro? Preço é o que você paga, valor é o que você merece e o quanto você vale.

Você gostou deste artigo? Compartilhe se você acredita que ele pode ajudar alguém!

Eu sou Coach de Carreira e tenho uma proposta especial para você.

Sucesso e um forte abraço!

Ghislaine Sandri

Coach de Carreira – Future-se Coaching

Ghislaine Sandri

About Ghislaine Sandri

Diretora da Future-se, Personal & Professional Coach membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). Formada em Turismo, com especialização em Marketing, tem vivência como líder nas áreas administrativa, marketing e hotelaria e é apaixonada por temas como: Desenvolvimento Humano, Gestão de Pessoas, Comportamento, Coaching, Liderança e Endomarketing.

Leave a Reply